NOVA ORDEM MUNDIAL
Estamos assistindo a um momento histórico da humanidade que é a gênese da Nova Ordem Mundial. E isso acontece nos âmbitos político, econômico, religioso e no comportamento da humanidade, abrangendo os aspectos culturais e espirituais.
POLÍTICA
A história do Poder dos grupos sociais revela que dos primitivos e difusos clãs nasceram os Estados, depois os impérios, civilizações diversas nasceram pela mãos de Imperadores. O pêndulo do Poder rodopiava pelo mundo sob a égide do mais forte, do mais rico.
Chegou um momento nessa batalha milenar que todos os povos eclodiram em guerra total. Foram cerca de 40 anos em que a humanidade quase foi exterminada. A partir de então o mundo polarizou-se criando uma tensão permanente, que se denominou guerra fria, com predomínio do ocidente capitalista.
Nesse momento, mais do que nunca, a economia penetra e se impõe ao universo político determinando atitudes e movimentos geopolíticos.
O crescimento da economia, impulsionado pela ciência e tecnologia, fez o planeta entrar em colapso ambiental. O mundo organiza-se em blocos políticos,
com isso os países tradicionalmente explorados politica e economicamente, conseguem formar uma força propulsora para essa nova ordem, que prevê a cooperação substituindo a competição desenfreada da atualidade.
Essa nova realidade pode ser observada nos movimentos atuais de países como Brasil, China, Índia, Rússia, Africa do Sul, entre outros novos, que e alinham em oposição à dolarização e aos mecanismos impostos principalmente pelos EUA. Países da Ásia tambem se alinham noa mesma direção.